“Gosto dessa definição: Abraço é o encontro de dois corações.” Cazuza.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
terça-feira, 20 de setembro de 2011
“Deus não me deu esse estômago enjoado, essa alergia encantada de vida e esse coração disparado à toa. Eu devo ser especial, eu devo ter algum talento. Não, eu não quero ser medíocre, não eu não quero desistir, não quero optar pelo caminho mais fácil, não quero que a energia negativa me enterre.” Tati Bernardi.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Morre lentamente quem não troca de idéias, não troca de discurso, evita as próprias contradições.
Morre lentamente quem vira escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado. Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova, não dá papo para quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru e seu parceiro diário. Muitos não podem comprar um livro ou uma entrada de cinema, mas muitos podem, e ainda assim alienam-se diante de um tubo de imagens que traz informação e entretenimento, mas que não deveria, mesmo com apenas 14 polegadas, ocupar tanto espaço em uma vida.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos nos is a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos, sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não acha graça de si mesmo.
Morre lentamente quem destrói seu amor-próprio. Pode ser depressão, que é doença séria e requer ajuda profissional. Então fenece a cada dia quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem não trabalha e quem não estuda, e na maioria das vezes isso não é opção e, sim, destino: então um governo omisso pode matar lentamente uma boa parcela da população.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe. Morre muita gente lentamente, e esta é a morte mais ingrata e traiçoeira, pois quando ela se aproxima de verdade, aí já estamos muito destreinados para percorrer o pouco tempo restante. Que amanhã, portanto, demore muito para ser o nosso dia. Já que não podemos evitar um final repentino, que ao menos evitemos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar.
Um jovem que trabalhava no exército era humilhado por ser cristão. Um dia seu superior querendo humilhá-lo na frente do pelotão chamou o soldado e disse: Jovem aqui, pegue esta chave, vá até aquele Jipe e estacione ali na frente. O jovem disse: Não sei dirigir. Então disse o superior, peça ajuda a seu Deus. Mostre que Ele existe. O soldado pegou a chave e começou a orar, depois ligou o veículo, manobrou e estacionou perfeitamente. Ao sair do Jipe o soldado viu todos de joelhos, chorando e dizendo: Nós queremos teu Deus.
O jovem soldado espantado, perguntou o que estava acontecendo. O superior chorando abriu o capô do Jipe e mostrou para o jovem que o carro estava sem motor.
O jovem então disse: Estão vendo? Esse é o Deus que sirvo. O Deus do impossível. O Deus que traz a existência aquilo que não existe!
domingo, 7 de agosto de 2011
Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, eu tiro um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. Maior que todo mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso, sim, acredito até o fim.”
sábado, 6 de agosto de 2011
quando tínhamos cinco anos, nos pediram que disséssemos o que queríamos ser quando crescêssemos. Nossas respostas foram coisas como astronauta, o presidente, ou no meu caso, uma princesa. Quando estávamos com dez anos, eles perguntaram novamente. Nós respondemos a estrela do rock, cowboy, ou no meu caso, medalhista de ouro. Mas agora que nós crescemos, eles querem uma resposta séria. Bem, quem diabos sabe? Este não é o momento de tomar decisões duras e rápidas, esta é a hora de cometer erros. Pegar o trem errado e ficar preso em algum lugar. Apaixone-se … muito. Se interesse por filosofia, porque não há nenhuma maneira de fazer uma carreira além disso. Mude sua mente e mude de novo, porque nada é permanente. Então,cometa muitos erros, como você pode. Dessa forma, algum dia, quando voltarem a perguntar o que queremos ser, não teremos de adivinhar. Nós saberemos.
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
terça-feira, 19 de julho de 2011
sábado, 16 de julho de 2011
sexta-feira, 15 de julho de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Melhor de si
Então, aquele humilde senhor, vai até sua casa, joga fora o lixo, lava e desinfeta a bandeja, enche-a de flores,e devolve-a com um cartão, onde está escrito a seguinte a frase:
"Cada um dá o que tem de melhor".
terça-feira, 17 de maio de 2011
sexta-feira, 13 de maio de 2011
quinta-feira, 12 de maio de 2011
“… A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (…) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas mas não posso explicar a mim mesma…”
(Alice no País das Maravilhas)
quarta-feira, 11 de maio de 2011
segunda-feira, 9 de maio de 2011
domingo, 8 de maio de 2011
Meu colo
Um amanhecer bem cedo, com uns sinos tocados e alguns pássaros à cantar.Tinha pra tudo pra ser um dia normal,mas era Dia das Mães.
A você que emprestou seu ventre para Deus te conceder essas pessoas.Que se emocionou ao ver um ser tão indefeso e pequeno vir ao mundo.Que abandonou sua vida e se entregou para aqueles que não sabiam como era viver,mas tinham vida.Você é abençoada.
Você que nunca mais dormiu sossegada,que sempre estava à pensar naquela vida que aos seus pensamentos nunca vai conseguir se cuidar bem.Você que ao perceber minha dor,meu deu colo,meu deu um abraço apertado,me disse o que eu mais precisava ouvir,um simples:eu te amo!
Você que sempre se entregou para mim,que sempre se manteve erguida,que me faz chorar só de pensar que um dia eu posso te perder.Você que tão nova sentiu a dor da perda e a carga duplicando em seus ombros.Você que disse:minha vida são eles,por eles eu vou zelar!Você que move o mundo,as montanhas e os oceanos só para receber um sorriso de 'muito obrigado'.
Você protege,cuida,ama.Tem palavras sábias,palavras de carinho com todos.Você que mesmo na dor,no sofrimento não abaixa a cabeça.Sabe jogar as coisas ruins pro lado,porque alguém tem feridas maiores.
Você me faz passar o dia a te dizer e desejar coisas boas.Mas,o que quero mesmo falar é
MÃE,EU TE AMO!
O maior bem que eu poderia ter e TODAS as minha vitórias será pra você.Eu só peço que na generosidade de Deus,Ele olhe pra cá e dê a você anos de vida com muita saúde e sempre,sempre com esse seu sorriso e abraço de amparo.
Feliz Dia das Mães!
''Pra você o seu maior presente fui eu,
Então saiba que pra mim nós somos iguais,
Pois você é o melhor dos presentes que Deus me deu!
Mãe,eu te amo demais.''
(Balão Mágico)
sábado, 30 de abril de 2011
Silêncio
Tenho medo desse silêncio vazio,não sei o que significa.O seu silêncio me iludi, me faz ter esperanças.Me faz criar perspectiva de que um dia vamos ficar juntos. Esse silêncio me machuca e me maltrata.Fico a sonhar noite e dia com você e com palavras vindo de sua boca. Prefiro eu ouvir a mais dolorosa verdade que ter que suportar toda essa curiosidade que tráz seu silêncio.
-Margarida Menezes
segunda-feira, 25 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
sinceridade
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Singular
Eu tenho medo do futuro. É tanto medo que não sei se peço pra dá play ou se o bom seria que chegasse logo, e assim, talvez tudo se resolveria mais rápido. Tantas são as coisas que podem acontecer que as vezes me pego passando despercebida por essa fase que vai acontecer.Eu não sei o que fazer, nem qual a decisão vai ser certa, mas eu peço, rezo e humildemente imploro pra que tudo seja da forma mais normal e dá mais previsível.
(Margarida Menezes)
domingo, 17 de abril de 2011
De amigo para amigo
seus disfarces, alegria, medo.
(Marcelo Batalha)
Passaram-se alguns anos só então pude entender que 'menino e menina' podem sim ser amigos. Ele me protege de tudo&todos,em alguns momentos até em grande exagero, talvez esse seja um dos motivos que tanto brigamos. Já rimos de coisas totalmente sem graça, já ficamos calados em situações super engraçadas, só pra ver alguém sem graça. Já trocamos informações na hora da prova e até mesmo a prova inteira. Na minha TPM ,ele me suporta com todas as suas energias, mesmo quando elas estão quase se esgotando algum jeitinho ele arruma só pra não me deixar triste. No dia que não quero falar com ninguém? Então, é nesse mesmo que tenho vontade de quebrar a cara dele, afinal não consegue me ver quieta e sossegada.Ele nem se importa de falar como estou, ou do 'carinha que mora logo ali'. Me conta tudo que preciso saber sobre meninos e sobre como deixar e um de boca aberta, mesmo que dentro do coração ele não queira me ver com garoto nenhum. Ele me visita todos os dias, até 4 vezes ao dia se der vontade. Ele me leva pra lugares novos, só para eu conhecer outras pessoas e quando digo que quero sair daquele local porque lá não estou bem, na mesma hora eu sei que ele some comigo de lá.Eu não preciso falar nada,só olhar, e ele sabe perfeitamente o quero dizer.Sabe até quando estou me ‘roendo’ de ciúmes dele mesmo que minha boca permaneça fechada e meu falso sorriso no rosto,mas ele intende.Ele não me julga por meus atos por impulsos,apenas me aconselha e quando sabe que posso agir assim novamente,já entra em parceria com minha mãe e começa aquele sermão.Ele me liga lá pelas tantas da noite só pra dizer nada.Coitada de mim se quiser sair de casa sem dá alguma explicação pra onde estou indo,principalmente com quem vou,quer controlar o meu horário,companhias e até telefonemas.Mas,para mim ele é o mais lindo,o mais importante,o meu neném.Me abraça sem medo do que os amigos vão pensar, me protege como um irmão, porque é isso que ele se tornou com o tempo, meu irmão.
(Margarida Menezes)
Dedicado ao meu amigo!
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da terra passaram pela chácara de Dona Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
– Não há nada a fazer, dona Colo. Este menino é mesmo um caso de poesia.